Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Phoradendron anamariae Rizzini CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-02-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s):


Justificativa

Ervas eretas e/ou hemiparasitas aéreas, endêmicas do estado do Mato Grosso e restritas ao município de Alto Paraíso de Goiás (Caires et al., 2009; Caires & Dettke, 2013). A espécie é conhecida por dois registros de coletas antigos, datados das décadas de 1970 e 1980 (CNCFlora, 2013). Desenvolve-se em campos brejosos, afloramentos de arenito e também em Matas Ciliares, associados ao bioma Cerrado, em altitudes de aproximadamente 1.250 m (CNCFlora, 2013). Apresenta AOO estimada em 4 km² e está sujeita a apenas uma situação de ameaça considerando a localidade de ocorrência. Apesar de ocorrer em Unidade de Conservação (CNCFlora, 2013), as atividades econômicas como agricultura e pecuária em expansão na região (Souza & Felfili, 2006) podem levar ao declínio contínuo da EOO, AOO e da qualidade do hábitat. Também são ameaças à espécie o aumento da frequência de incêndios (Fiedler et al., 2006) e o turismo desordenado dentro da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (MMA/ICMBio, 2009). Portanto, considerando o baixo número de registros e que a espécie não é coletada há mais de 30 anos, são necessários investimentos urgentes em expedições de campo, levantamento de informações sobre as subpopulações e a severidade das ameaças incidentes, bem como em ações de conservação necessárias à sua proteção na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Phoradendron dipterum Eichler;

Família: Santalaceae

Sinônimos:

  • > Phoradendron anamariae ;
  • > Phoradendron amplexicaule ;
  • > Phoradendron multifoveolatum ;
  • > Phoradendron crulsii ;
  • > Phoradendron glaziovii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Caires, C.S. & Dettke, G.A. 2013. Santalaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB103640.

- Caires, C.S.; Andrade, M.J.G.; de Paula, C.H.R. et al. Santalaceae. 2009. In :Plantas raras do Brasil / (orgs) Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G. et al – Belo Horizonte, MG : Conservação Internacional.Co-editora: Universidade Estadual de Feira de Santana. 496 p.

- Fiedler, N. C.; Merlo, D. A.; Medeiros, M. B. 2006. Ocorrência de incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás. Ciência Florestal, 16 (2).

- MMA/ICMBio. 2009. Plano de Manejo Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/pm_chapada_dos_veadeiros_1.pdf>. Acesso em 03 setembro 2013.

- Souza, C. D. & Felfili, J. M. 2006. Uso de plantas medicinais na região de Alto Paraíso de Goiás, GO, Brasil. Acta Botanica Brasilica, 20 (1):135-142.

Como citar

CNCFlora. Phoradendron anamariae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Phoradendron anamariae>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55